Por vezes a importância e contribuição do design para os negócios é questionada pelos empresários e empreendedores, pois sua contribuição por vezes pode ser efêmera e de difícil mensuração, com base nisso preparamos esse texto que elenca alguns dos principais pontos de contribuição do design para os negócios!
Muitos empresários acreditam que design significa fazer produtos bonitos e arrojados ou mesmo investir em materiais de comunicação, com caros acabamentos e enobrecimentos diferenciados. Porem se faz necessário compreender que a importância do design vai muito além da comunicação e da estética.
O design alinha-se com o objetivo comercial das marcas e produtos, unindo a subjetividade da arte com a objetividade do business comercial. É a disciplina responsável por idealizar produtos, serviços e comunicação das empresas nos mais diversos projetos como branding, design de identidade visual, ergonomia, embalagem, website, produto e etc.
Desta forma podemos compreender que o design é de suma importância para seu negócio, pois ele traz diferencial comercial, perceptivo e de valor, posiciona sua marca em um patamar acima da concorrência como podemos ver em grandes marcas como Apple, Tesla e BMW que tanto utilizam o design a seu favor
Já que entendemos o quão importante o design é para os negócios, vamos analisar separadamente alguns motivos que corroboram com essa ideia.
1.Inovação
O design em sua busca por diferenciação é costumeiramente alinhado a inovação, tanto em seus processos quanto em seus resultados, uma cultura voltada ao design sem dúvida garantirá diferencial de inovação a sua empresa.
2.Comunicação
A importância do design na comunicação é a mais facilmente percebida pelos empresários pois é a mais clara e difundida nos dias de hoje. Os conceitos e estudos de design elencam a fundo técnicas que facilitam a comunicação, atraem a atenção e conduzem o consumidor pelo caminho objetivado pelo designer, aumentando assim as conversões em resultados.
Um designer que desenvolva corretamente uma identidade visual ou campanha de divulgação de sua marca conseguirá transmitir seus diferencias e seu posicionamento da maneira mais adequada para que o público se identifique com seu negócio, gerando uma relação mais sólida e verdadeira, este engajamento e interação tem valor imensurável.
3.Valor da marca
O design é responsável pela criação do logotipo de sua empresa, ele agrega valor à sua marca, assim como benefícios e valores intangíveis ao seu produto.
Não há como criar uma marca própria, por exemplo, sem a ajuda de um bom designer.
Em resumo o design traz diferencial a sua marca, agrega valor, atrai e fideliza consumidores, tudo isso a partir de estudos sólidos tanto das técnicas de design quanto do panorama da empresa, público alvo e produto!