Instagram x TikTok: qual é a rede social do seu negócio?

Já passamos por algumas redes sociais nessa primeira parte do século XXI, como o querido Orkut, o Snapchat, o Tumblr, entre outras. Muitas dessas, contudo, perderam a relevância, visto que o Facebook (Meta) criou uma função parecida com as delas. Alguns exemplos são os filtros do Instagram, ou a interface polida do Facebook, em contraste com a do Orkut. A disputa, agora, é contra o TikTok, tanto que o Instagram criou os Reels e um feed verticalizado. Dessa maneira, analisar qual dessas redes se encaixam melhor no seu negócio, é importante para sua estratégia.

Apesar da disputa ferrenha, o TikTok permanece em pé. Essas duas redes sociais são relevantes para criação de conteúdo e divulgação do negócio. De acordo com um estudo realizado pelo site Sensor Tower, o TikTok alcançou o segundo maior número de engajamento, com 29%. Isso significa que 29% dos usuários abrem o aplicativo todos os dias. Já no Instagram, que ainda lidera a pesquisa, os números são de 39%. Quando se trata de minutos gastos por dia, isso inverte. O TikTok lidera com 95 minutos, enquanto o Instagram está em terceiro lugar, com 51 minutos!

Por isso, separamos um blog para falar das diferenças entre as duas redes sociais! Vamos lá!

As diferenças entre Instagram e TikTok.

Já falamos do alcance e engajamento das redes sociais, agora vamos falar das diferenças! Para começar, o público é diferente. Enquanto o Instagram é voltado para um público geral e para marcas, o TikTok tem um público jovem e adolescente, com conteúdo de entretenimento. Quanto ao tempo de gravação, o do Instagram é bem menor. A última atualização deles aumentou o tempo de gravação dos Reels para 90 segundos. Já o TikTok permite 10 minutos.

O Instagram está em constante atualização, principalmente por conta do sucesso do TikTok. Isso acaba aumentando o engajamento dos usuários. Essas atualizações são voltadas, geralmente, para o conteúdo de vídeo. Enquanto o TikTok prioriza conteúdos menores, o Instagram tem três tipos de vídeos: o IGTV (que permite vídeos longos), os Reels e os Stories. O tema de atualizações do Instagram é uma questão à parte, há quem goste e quem odeie, até falamos um pouco dele neste blog, mas é um debate que precisa de um espaço maior.

Em relação à publicidade paga, o Instagram lidera, por estar mais estabelecido no mercado. Por outro lado, o TikTok, também conta publicidades pagas, bem como permite o desafio de hashtags de marca, efeitos, entre outros. Além disso, a página “For You” do TikTok tem um algoritmo melhor do que a aba explorar do Instagram.

Qual rede social é melhor para o meu negócio?

Escolher qual é a melhor rede social para aplicar no seu negócio é complicado. As duas possuem vantagens e desvantagens para a presença online da sua empresa. Sobre isso, já abordamos o tópico em um blog específico, mas acreditamos que vale reforçar alguns conceitos. Em primeiro lugar, para escolher qual é a melhor rede, a empresa deve considerar sua identidade. Ou seja, qual é sua persona? É mais descontraída? Tem um público-alvo mais jovem? Ou é uma empresa mais séria, com um aspecto bem institucional? É agronegócio? Especializada em vendas? Tem a ver com tecnologia?

As últimas questões parecem indicar o Instagram, enquanto a primeira parte indicaria o TikTok. Porém, apesar atrair pessoas mais jovens, uma pesquisa recente, da HRS, demonstrou que os jovens brasileiros de 18 a 25 anos preferem o Instagram. Ou seja, é preciso ir além do público-alvo. É possível escolher pelo tipo de conteúdo ofertado pela rede social. O Instagram possui recursos de fotos e vídeos, que podem ser valiosos para produtos, criar um “menu” da empresa. Já o TikTok oferta vídeos, mais voltados para a produção de conteúdo e as trends.

Testes são bem-vindos, caso possível. Converse com um profissional sobre o assunto e a aplicabilidade. É compreensível que uma empresa com tom institucional não deseje usar o TikTok e prefira o Instagram. A nossa última dica é: tome cuidado com a criação de conteúdo, crie publicações diferentes para cada uma das duas redes sociais!

Gostou do nosso conteúdo? Não deixe de olhar o blog e conferir nossas redes sociais para muito mais!

Carlisle Ferrari Rossi

Graduanda em Comunicação e Multimeios na Universidade Estadual de Maringá, responsável pela redação de textos e participação no desenvolvimento de pautas criativas na Octabox Comunicação Integrada

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