Afinal, o que é o Algoritmo do Instagram?

As mudanças no funcionamento do algoritmo do Instagram foram alvo de críticas. Elas fizeram com que a rede social apresentasse publicações de maior relevância, em vez de priorizar a ordem cronológica. Essa decisão é feita segundo os critérios determinados pelo algoritmo. A consequência foi transformar as estratégias de marketing conforme o algoritmo do Instagram, para conseguir gerar engajamento nas publicações.

A polêmica começou em 2016, quando a plataforma decidiu que não apresentaria atualizações recentes no topo do feed, e sim as publicações relevantes. Desde então, os profissionais de marketing passaram a estudar novas estratégias para conseguir relevância na rede social.

Dessa forma, separamos alguns tópicos para ajudar a entender o que acontece com algoritmo do Instagram.

O QUE É O ALGORITMO?

O algoritmo é, basicamente, procedimentos. Um conjunto de critérios e cálculos realizados por uma máquina de forma automática. É um procedimento específico, determinado por um código.

No caso do Instagram, uma inteligência artificial coleta dados e realiza uma análise, interpretando o comportamento do usuário. Assim, ele determina o que é relevante! É importante lembrar que o Instagram usa a técnica do Machine Learning, que mantém o algoritmo em constante aprendizado e atualização.

Dessa forma, o Instagram mantém o usuário na plataforma por mais tempo, criando uma experiência personalizada! É semelhante ao que acontece com o shopping!

QUAIS OS CRITÉRIOS USADOS PELO ALGORITMO DO INSTAGRAM?

Você deve ter notado que, ao interagir com publicações no Instagram, outras relacionadas aparecem. Por exemplo, se você curtiu algum tópico de esportes, anúncios de produtos esportivos aparecem no seu feed. É o algoritmo do Instagram interpretando o seu comportamento. Dessa forma, os critérios usados para dar relevância à publicação são:

  • Engajamento: publicações com mais curtidas ou comentários têm maiores chances de aparecer para o usuário.
  • Relacionamentos: interações entre usuários são consideradas. Os conteúdos que os seguidores gostam também são critérios na análise.
  • Temporalidade: publicações antigas e desatualizadas não aparecem no feed. A intenção é manter o conteúdo atualizado.

Apesar de existir critérios gerais, há uma variação deles por tipo. Por isso, separamos os critérios por tipo de publicação:

FEED E POSTS

 O básico dos critérios aparece aqui. Logo, o que define o que aparecerá no feed é:

  • Popularidade da publicação (curtidas, comentários, salvos);
  • Atividade do usuário (interações do usuário com publicação, toques na foto do perfil);
  • Interação com outros perfis;

Isso acontece, uma vez que o algoritmo do Instagram dá prioridade a postagens compartilhadas pelos seguidores. Por isso, a interação entre empresa e seguidor é importante!

ABA EXPLORAR

Já a aba explorar quer mostrar conteúdo novo para o usuário. Assim, além de seguir a ideia de popularidade, atividade e interação, o algoritmo compartilhará publicações novas, de perfis que o usuário não interagiu.

REELS

Os reels seguirão o mesmo critério dos anteriores. Contudo, poderão ter critérios relacionados à:

  • Trilha de áudio;
  • Compreensão do vídeo;

Dessa forma, a criação de estratégias de marketing digital no Instagram deve considerar esses critérios. Por isso, converse e contrate profissionais da área quando for definir a melhor estratégia para sua empresa!

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Carlisle Ferrari Rossi

Graduanda em Comunicação e Multimeios na Universidade Estadual de Maringá, responsável pela redação de textos e participação no desenvolvimento de pautas criativas na Octabox Comunicação Integrada

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