Entenda o Email Marketing, o canal mais eficaz para a sua empresa

Descreditado por muitos profissionais do marketing, o e-mail foi considerado o canal mais eficaz para melhorar resultados dos negócios em 2022. A desconfiança advém de experiências desastrosas com o canal, os clientes viam o e-mail como invasão de privacidade, conteúdo excessivo, sem falar na possibilidade de conter malwares.

As empresas de tecnologia, compreendendo as dores dos usuários, aprimoraram a segurança. Com a certeza de que e-mails duvidosos não passariam, profissionais do marketing começam a buscar estratégias para melhorar o relacionamento com o cliente através desse canal.

Anos depois, em uma pesquisa elaborada pelo Hubspot, em parceria com outras empresas, como Rock Content, Litmus e Wistia, tem-se o resultado: 95% dos profissionais de Marketing concordam que o e-mail marketing é um excelente canal.

O e-mail como canal de marketing.

Para aliviar dúvidas sobre o e-mail marketing, a Octabox resolveu trazer algumas explicações sobre essa ferramenta. O e-mail marketing faz parte dos canais de marketing, ou seja, os caminhos percorridos pelo produto e serviço até chegar ao cliente. São parte dessa classificação as redes sociais, os vídeos, blogs, entre outros, sendo o e-mail o mais antigo.

O diferencial recaí na conexão direta com o consumidor e as informações geradas através dessa conexão. Com os dados gerados, o e-mail marketing ajuda na tomada de decisões e criação de campanhas de sucesso, nutri leads, aprofundar o relacionamento e gera vendas.

Ressalta-se que, a implementação desse canal, atualmente, é muito mais simples. As campanhas são feitas por ferramentas de automação, que realizam disparos. Tudo sem perigo de importunar o consumidor, por todo o planejamento anterior.

 A eficácia e relevância do e-mail marketing em 2022.

Explicado o canal, passa-se para a eficácia. O relatório mencionado, chamado State of Marketing de 2022, analisa várias trends no mundo. Entre elas, um resultado inusitado para muitos apareceu: o e-mail marketing é um dos canais mais eficazes.

Os dados coletados vieram de uma análise com 1.600 profissionais da área ao redor do mundo. Conforme essas informações indicam, o e-mail marketing é o terceiro maior canal em 2022, ficando só atrás da rede social e blog, confira:

Essa relevância se dá em razão da facilidade de acesso. É simples, verificar o e-mail é fácil, pode ser efetuado no smartphone, bem como em tablets. A efetividade, comprovada por 95% dos profissionais de marketing, dá-se em marcas B2C, nas quais o e-mail é mais impactante.

Há outras razões, também, para a eficácia e relevância. Destaca-se a alta taxa de ROI, uma vez que o e-mail é muito barato. A Litmus, uma plataforma especializada em e-mail marketing, explicou que o investimento é baixo e o retorno muito maior, cada US$ 1 investido, gera US$ 36.

Além disso, o canal permite uma conexão eficiente e relevante entre cliente e empresa, uma experiência personalizada. Isso acontece, pois o recebimento é esperado, o consumidor precisa assinar. Assim, ele tem maior controle do processo, sem desconfiança.

A captura de insights valiosos é outra razão. O e-mail marketing trabalha toda a jornada do consumidor, gerando dados zero e first party, ou seja, informações de interesses, engajamento, atividade no website e históricos.

Boas estratégias para a sua empresa.

Para conseguir resultados eficazes, contudo, é necessário aplicar boas estratégias. Por exemplo, aplica-se a métrica de quantidade de cliques de abertura do e-mail, porém, entende-se que ela não é tão relevante para entender o comportamento do cliente. É interessante aplicar métricas mais exatas e específicas, como o ROI, e outras detalhadas pelo estudo:

Outras boas estratégias, como monitorar o clique e conversão, cliques nas CTAs, como o e-mail influencia em outros canais de marketing, são recomendadas. Entender aplicativos e aparelhos usados também são boas métricas, avaliar ambientes onde os e-mails são lidos, uso ou não do modo escuro, podem aprimorar a análise. A melhor estratégia, conforme a pesquisa, é personalizar, com frases efetivas e design compatível com dispositivos móveis.

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Carlisle Ferrari Rossi

Graduanda em Comunicação e Multimeios na Universidade Estadual de Maringá, responsável pela redação de textos e participação no desenvolvimento de pautas criativas na Octabox Comunicação Integrada

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