O Metaverso é a promessa do futuro da internet. Ele é apresentado como inovação que moldará a comunicação humana. Por isso, as empresas de tecnologia estão entusiasmadas com as possibilidades de desenvolver o Metaverso. A ideia é criar um universo digital, onde as pessoas poderão interagir e realizar quaisquer atividades cotidianas. No entanto, será que o Metaverso é o futuro da internet?
A intenção é replicar a experiência de sair de casa, explorar locais, trabalhar, etc., no virtual. Um mundo digital imersivo, onde coexistem comunicação, lazer e negócios. Se o sentimento que ele desperta é “coisa de ficção”, não está errado. A ideia do Metaverso foi objeto de filmes e livros, como Jogador n.º1 e Avatar de James Cameron, porque eles brincam com a ideia de transferir a realidade para outro local, virtual ou corpo.
Se você quer saber mais sobre o Metaverso, conheça os termos neste blog! Neste artigo, queremos seguir nossas discussões e entender como (ou se!) as empresas poderão usar essa tecnologia!
Aqui você encontra:
- Como funciona o Metaverso?
- Como as empresas usam o Metaverso?
- O Marketing do Metaverso.
- O Metaverso é o futuro da internet.
como funciona o metaverso?
O objetivo do Metaverso é entregar uma experiência virtual realista. Dessa forma, ele dá várias atividades para os usuários interagirem com o ambiente ou entre si. Para acessar o Horizon Worlds, o Metaverso da empresa de Zuckerberg, é necessário uso de óculos de realidade virtual da companhia, o Meta VR. Nos demais Metaversos descentralizados há mais liberdade.
Você cria um avatar para jogar, comprar itens com criptomoedas, entre outras. As empresas podem criar versões virtuais das suas lojas e postar anúncios, o que já acontece! Toda experiência humana é transferida para o universo virtual, como uma reunião com amigos ou família, trabalho, aprendizagem, compras, jogos e novas experiências.
Como as empresas usam o metaverso?
O Metaverso não é exclusividade do Meta. Outras empresas possuem ambientes de trabalho em realidade virtual e aumentada, como o Teams da Microsoft. Além disso, as empresas de jogos e entretenimento, como Roblox, Epic Games, Unity também investem na tecnologia. Por exemplo, os shows digitais que acontecem no jogo Fortnite.
Embora a tecnologia não está pronta, empresas têm interesse em ações de marketing para revelar produtos. A Nike, por exemplo, fez uma campanha focada em NFTs em 2021. Nessa campanha, as pessoas adquiriam os produtos em realidade aumentada, exibidos através de um filtro do Snapchat. Por sua vez, a Risqué criou uma esmalteria virtual para expor a nova coleção, dessa maneira, os clientes conseguiam testar todas as cores. Contudo, para a campanha funcionar, a empresa explicou o Metaverso antes, já que muitos clientes nunca ouviram falar nele. Além disso, o Teatro Amazonas fez uma exposição gratuita para comemorar os 126 anos.
O metaverso é o futuro da internet?
Investimentos não faltam. O Meta comprou uma empresa que confecciona lente para óculos digitais, com objetivo de melhorar a tecnologia. Dessa maneira, o foco é criar realidade aumentada. Além disso, estima-se que o Metaverso poderá se tornar uma indústria de trilhões de dólares, uma vez que iria para o mercado financeiro, geraria empregos, novas empresas, ou seja, uma extensão da vida.
Outra novidade foi em janeiro, com a feira Consumer Electronics Show (CES). Nela foram exibidas diversas inovações tecnológicas. A Sony, por exemplo, criou câmeras que capturam pessoas em 3D e transmitem, ao vivo, no universo virtual. Além disso, a tailandesa HTC trouxe um headset de última geração para competir com os óculos de realidade aumentada do Meta. O headset foi desenvolvido para sentir cheiros! Assim, dá para ver que as empresas estão investindo bilhões e entrando em uma nova corrida tecnológica.
A empresa bHaptics se destacou, ela criou um colete e luvas que permitem sentir toques de alguém, ou outras sensações como o ritmo da música. Quem usou o colete relatou a experiência como fraca e, em geral, que o Metaverso precisa de tecnologias mais avançadas para funcionar.
As gigantes de tecnologia investem muito no Metaverso. Então, por que não usamos ele? A limitação tecnológica é um motivo. Óculos de realidade aumentada não são acessíveis como os Smartphones. Além disso, o Metaverso exige uma a capacidade alta de processamento.
Além disso, existe outra dificuldade com a integração, uma vez que é necessário compatibilidade com o Metaverso, ou seja, acordos são necessários. A segurança com a manipulação dos dados é outra preocupação, bem como o desinteresse na plataforma, já que as redes sociais permitem o mesmo, de forma mais acessível.
O ano de 2023 iniciou com diversas novidades sobre o Metaverso, há muitos caminhos a serem trilhados. Mas, até lá, o que você acha, o Metaverso é o futuro da internet?
Gostou do conteúdo? Não deixe de olhar o blog e conferir nossas redes sociais para muito mais!