Neuromarketing

Neuromarketing, resultados na certa?

Se eu te perguntasse agora, você saberia me responder o real motivo que leva o consumidor a finalizar uma compra?

Poderia dizer que é o preço? A qualidade? Ou a campanha por traz desse produto? De modo geral isso é muito subjetivo e não explica claramente como tudo isso funciona.

Como alcançar esses objetivos? Calma, que nós vamos explicar como tudo isso funciona por trás dos bastidores, pelo motivo que eu e você estamos procurando resultados e devemos realizar isso da melhor forma possível. E por que não utilizar essa ciência que pode ajudar e muito, nossas estratégias.

O que é NEUROMARKETING?

Neuromarketing é a junção das palavras (neurologia e marketing), sendo uma área da ciência que busca explicar e entender quais são os motivos que levam as pessoas a confirmar o carrinho.

Utilizando o estudo de neuromarketing, é possível criar métodos e técnicas que auxiliam a forma que a empresa vai interagir com o seu cliente ou público em potencial. Existem estudos mais profundos do neuromarketing e é a partir disso, que o conceito começou a ser conhecido publicamente.

Os estudos foram realizados pelo doutor Gerald Zaltman, uma das pessoas mais influentes na área do marketing, que colocou a prova a possibilidade entender a mente do consumidor. Utilizando aparelhos de ressonância magnética em seus estudos, foi possível identificar as respostas que cada estimulo exerce em nosso cérebro, assim, criando um mapa que muitos profissionais de marketing utilizam nos dias de hoje.

O conceito de neuromarketing foi registrado no ano de 2000, como uma ferramenta do marketing.

Como o Neuromarketing atua na prática?

Uma pergunta sobre qual cor usar, como seria a melhor forma a ser utilizada em uma embalagem, seguindo de uma resposta não tão convincente, não garante 100% de certeza que esse produto irá bombar no mercado.

Isso se caracteriza pela falta de informação que envolve uma simples pergunta e uma simples resposta, e não sucede os sentimentos necessários para a escolha correta. Ai que entra o neuromarketing, utilizando equipamentos de ressonância magnética que apresentam medições precisas e abrem um leque de respostas que podem vim a surgir.

Vamos apresentar um conceito de neuromarketing, que hoje já está muito caracterizado, porém, isso só foi possível pelos estudos realizados. Trata-se da ciência das cores, que nos ajuda na escolha a cor ideal para cada sentimento que gostaríamos de expressar, por exemplo a cor amarela que desperta energia, criatividade, juventude, etc. Ou a cor azul que desperta confiança, harmonia, limpeza, etc.

Esses estudos, mesmo sendo realizado da forma mais simples, utilizando os conceitos do neuromarketing, apresentam resultados superiores as demais campanhas, produtos ou até mesmo a criação da identidade visual da marca, que não utilizaram essa ferramenta.

Quais seriam os benefícios dessa ferramenta?

Primeiramente, essa ferramenta possibilita em vários aspectos, mudar o modo de analisar e tomar decisões. Os benefícios principais são:

Aumentara seu potencial nas tomadas de decisão

Entendo os fatores determinantes que influenciam a tomada de decisão do seu cliente. Criando conteúdos mais relevante que fazem parte da necessidade dessa persona, assim, aumentando as conversões esperadas.

Viabiliza novos produtos que agregaram ao público

Qual necessidade que seu público necessita, que seu produto seja uma boa opção para preencher esse vazio? Ou o que ele traz de inovador no ponto de despertara um sentimento de necessidade, acarretando na compra do produto.

Aumenta o engajamento das publicações.

É importante saber quais são os conteúdos que seu público mais interagi, para atrair cada vez mais a atenção, criando um vínculo com a sua marca. Sendo um meio dele alcançar os interesses sem fazer esforço.

Amplifica os contatos positivos do consumidor

Hoje, necessitamos de experiências positivas para continuar comprando em uma loja ou usando uma marca. Levamos em consideração o atendimento personalizado que desperta um sentimento de importância para aquela pessoa.

Devemos levar em consideração todos os fatores que fazem uma pessoa ser fiel a um determinado produto, entretanto, essa fidelidade está muito difícil de ser alcançada nos tempos atuais.

Meios de aplicação do neuromarketing

De qual maneira é aplicado essa ferramenta, quais meios podemos utilizar para chegar no objetivo previsto. Vamos esclarecer aonde o neuromarketing pode exercer sua função.

Teoria das cores

Estudada pela psicologia, a teoria das cores é a forma mais famosa de aplicar o neuromarketing. Isso se dá, pelas grandes intuições que utilizam esse método para atingir seus clientes.

Não podemos deixar de citar o McDonald’s, uma das empresas que trabalha muito bem sua identidade visual. Qual o motivo de ele ter escolhido a cor amarela e vermelha em seu logo? O amarelo é chamativo e pode ser identificado a distância, o vermelho traz uma sensação de necessidade, induzindo ao consumo.

Storytelling 

O público está esperando mas que uma campanha de impacto, um produto excelente que traz muitos benefícios. As pessoas estão procurando confiança, segurança na hora de realizar uma compra.

Muitas vezes, as pessoas interessadas em um determinado produto não se convencem por um anúncio bem feito, elas buscam informações de conhecidos, que já compraram ou tiveram alguma experiência com a marca.

As empresas, estão procurando produzir conteúdo que tragam envolvimento com seu cliente, não se prendendo em conteúdos extremamente comerciais. Muitos, estão apostando em gerar conteúdos interativos, que fazem seus clientes comprarem os seus produtos de forma natural.

Gatilhos Mentais

Você já usou algum dos gatilhos mentais? Gatilhos mentais podem ser utilizados em frases, como “compre já” ou “últimos dias”, são frases que despertam uma sensação de urgência, aumentando a necessidade de compra.

Outra forma de gatilho mental é pela exclusividade, podemos citar como exemplo a Ferrari, que utiliza dessa forma em seus lançamentos, fabricando versões limitadas de seus esportivos e na maioria das vezes, esses carros são vendidos antes da fabricação.

São extensos os benefícios que o Neuromarketing proporciona para a empresa e consumidores, esses métodos devem ser traçados com o foco em seus negócios, criando conteúdos viáveis para seu público.

Deu para esclarecer algumas dúvidas sobre Neuromarketing? Continue aprendendo conteúdos relevantes, que possam fazer diferença em sua vida profissional.

Gabriel Vedovoto

Graduando em tecnologia de marketing no Centro Universitário Cidade Verde UNIFCV, responsável por planejamento estratégico e estruturação de marcas na Octabox Comunicação Integrada.

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